Neste exame é utilizado a técnica de biologia molecular conhecida como PCR. Com ele, é possível descobrir o sexo do seu bebê a partir da 8ª semana de gestação, com uma taxa de 99% de assertividade.
Sabendo que o homem possui um padrão genético ligado ao sexo XY e a mulher ao sexo XX, é possível fazer uma pesquisa no plasma da mãe, para identificar fragmentos do cromossomo Y. A presença destes fragmentos indica sexo masculino e sua ausência indica sexo feminino.
Este exame só pode ser realizado em pacientes maiores de 16 anos e caso esta seja menor de 18 deverá estar acompanhada de um responsável legal/ tutor com documentos de identificação para serem anexados ao exame.
Para este exame o jejum não é obrigatório.
Importante: No caso de gestação gemelar, este teste consegue identificar o sexo de ambos os fetos apenas em caso de gestação monozigótica (gêmeos univitelinos), pois ambos compartilham o mesmo sexo. Por outro lado, se for um caso de gêmeos bivitelinos (presença de duas placentas), se for detectado o cromossomo Y isto indica que pelo menos um dos fetos é do sexo masculino, não sendo possível garantir se ambos os bebês são do mesmo sexo ou não. Porém, a ausência do cromossomo Y indica que