Menino ou menina? Ansioso para saber o sexo do seu bebê?

🔎Você sabia que não precisa mais esperar até a 12ª semana de gestação, para saber o sexo do seu bebê?

Existe um exame chamado Teste de Sexagem Fetal, onde uma amostra do sangue da mãe é coletado para análise do DNA fetal, a partir da 8ª semana de gestação! 🤰

Este é um exame não invasivo, o que não exige pedido médico para a realização do mesmo, sendo que seus ídices de assertividade são de 96%.

A análise se dá pela presença de cromossomo Y: no caso positivo, pelo menos um dos bebês é do sexo masculino. No caso de ausência do cromossomo Y, significa que o bebê ou os bebês são do sexo feminino. 🥰

🤔 Sim, é possível detectar o sexo de gêmeos também. Entretanto, não é possível identificar se existe uma gestação múltipla ou se os gêmeos são uni ou bivitelinos.

Atenção à obesidade infantil

A OMS (Organização Mundial da Saúde classifica a obesidade de 3 formas:
👉 IMC (Índice de Massa Corporal) acima de 25 kg/m² até 30 kg/m² é considerado sobrepeso;
👉 IMC acima de 30 kg/m² até 40 kg/m² é considerado obesidade;
👉 IMC acima de 40 kg/m² é considerado obesidade mórbida ou obesidade de grau III

Dito isso, o Ministério da Saúde, através do Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil, revelou que 7% das crianças menores de 5 anos no Brasil, estão com excesso de peso e 3% estão obesas.

Larissa Paixão, nutricionista e especialista em nutrição materno-infantil, deixa bem claro que a obesidade não surge do dia para a noite e não tem como causa única, a alimentação. 🍫🍭
Fatores psicossociais, fisiológicos e ambientais como ansiedade, estresse ou depressão podem ser gatilhos para o desenvolvimento da obesidade ou ainda, podem ser consequências da obesidade.

Normalmente as consequências não são apenas sociais com aceitação do corpo e autoestima, ela costuma ser acompanhada pelo aumento de pressão arterial, diabetes, aumento de gordura no sangue ou alterações ortopédicas. ❤️‍🩹

🍽️ Além de estimular em seus filhos, a prática de exercícios físicos e uma alimentação balanceada, fique atento aos sinais, faça exames periódicamente e busque acompanhamento médico. A prevenção é o melhor tratamento! ❤️

Qual a importância do teste do pezinho?

O teste do pezinho também é conhecido como Teste de Guthrie. Este exame de triagem é realizado através de uma pequena amostra de sangue, coletada do calcanhar do bebê. 🩸

É de suma importância a realização deste exame para detectar precoecemente, diversas doenças que podem afetar a saúde do bebê, inclusive as assintomáticas, genéticas ou congênitas (desenvolvidas no útero).

👶O ideal é que a coleta seja feita entre o 2º e 5º dia de vida do bebê, então procure nossa equipe para agendar os exames da sua família!

⏺️E caso o teste dê positivo, converse com seu pediatra de confiança, pois o tratamento é individualizado para cada doença.

Café “quebra” o jejum?

Se você é daquelas pessoas que sofrem ao ficar muito tempo sem café, é bom você saber disso: no período de jejum solicitado nos exames, você não deve consumir qualquer substância além de água.

☕  Isso porque a cafeína do café ou do chá pode interferir nos resultados.

E caso você adicione açúcar, adoçante ou leite no seu café, esses elementos podem interferir em outras dosagens bioquímicas como a glicemia por exemplo.

✔️ Mas lembre-se que nem todos os exames exigem jejum, confirme sempre com nossa equipe!

Estou com gripe, resfriado ou febre, posso fazer exames?

Com as oscilações de temperaturas, fica difícil nosso organismo se adaptar e por vezes um resfriado ou até mesmo a gripe nos acomete! 🤧

Se você buscou um médico pois estava com alguns sintomas relacionados, e ele solicitou exames, estes devem ser realizados exatamente nessa condição.

Entretanto, quando os exames são de rotina, sintomas como febre, coriza entre outros relacionados, podem interferir nos resultados.

O ideal é confirmar com seu médico qual momento ideal para a coleta.🤒

E sempre que estiver com algum sintoma diferente dos que tinha na consulta, informe imediatamente antes de realizar a coleta de seus exames!

Por que devo beber água?

As desculpas para não tomar água são muitas:
👉 não gosto de água;
👉 não tem gosto;
👉 não sinto sede;
👉 não lembro de beber, entre outros.

Mas o que não percebem é que seu corpo está dando sinais de desidratação:
👉 intestino preso;
👉 inchaço;
👉 fome a toda hora;
👉 confusão mental;
👉 mau hálito;
👉 cansaço;
👉 pele ressecada;

Nosso corpo precisa de água, afinal todos os processos internos são feitos em meio aquoso. Lembra que nosso corpo é constituído por 70% de água? 💦 Precisamos repor essa água, para que todas as funções consigam ser desempenhadas corretamente.

Você pode abusar de várias opções para ajudar seu organismo a cuidar de você:
✅ utilizar aplicativos para te lembrar de tomar água;
✅ adotar uma garrafinha de água que combine com seu dia-a-dia;
✅ fazer água saborizada em casa mesmo (basta cortar frutas e colocar na água, para dar um gostinho diferente).

🔎 Dica bônus: cada pessoa tem uma necessidade específica, basta multiplicar seu peso em “kg” por 0,35 ml de água, para descobrir quanto de água você precisa tomar.

Por que nosso organismo precisa de vitamina D?

A vitamina D é imprescindível para o desenvolvimento do crescimento e fortalescimento ósseo, além de interferir no sistema imunitário, onde atua como fator protetor contra patologias autoimunes e intercorrências infecciosas.

Essa vitamina também ajuda a regular os níveis de fósforo e magnésio em nosso organismo.

E você sabia que ao contrário de muitas vitaminas, a vitamina D pode ser sintetizada através da nossa pele com a exposição à luz solar? Sim, é importante tomar banho de sol, sem protetor, antes das 10 horas ou depois das 16 horas. 🌞

Além disso, podemos ingerir alimentos ricos em vitamina D: peixes mais gordos como salmão, atum e sardinhas, ovos, iogurtes e cereais. 🍳

Acompanhe os níveis de vitamina D em seu organismo, e cuide de sua saúde! ❤️‍🩹

Qual a importância da Vitamina C?

Que ela é importante, isso todo mundo já sabe, não é mesmo?

Mas você sabe por que? 🤔

Ele é um atioxidande que auxilia:
👉 na melhora do sistema imune;
👉 na proteção contra doenças cardiovasculares;
👉 na absorção do ferro consumido;
👉 no combate ao estresse;
👉 na proteção das unhas, cabelos e olhos por ser peça fundamental na fabricação do colágeno.

Sâo muitos benefícios que podemos encontrar em alimentos naturais ou suplementos vitamínicos.

Infelizmente nosso corpo não consegue produzir a vitamina C sozinho, por isso da importância da ingestão de alimentos como laranja, limão, morango, kiwi, pimentão, brócolis, couve e espinagre, que apresentam altos índices dessa vitamina.

4 dicas para você melhorar a sua imunidade

Sente que sua imunidade não está boa o suficiente?🌡

Trouxemos algumas dicas para você melhorar sua imunidade, mas lembre-se de buscar o acompanhamento de um profissional da saúde para lhe orientar e agendar seus exames em uma de nossas unidades de atendimento Fleming. 🔬

1⃣ Cuide da sua alimentação: prefira alimentos mais naturais e ricos em nutrientes como zinco e vitamina C, eles são ótimos aliados para fortalecer a sua imunidade. Exemplos corriqueiros são laranjas, abacaxi, limão, gengibre, castanhas, cereais e temperos como cúrcuma e açafrão-da-terra.

2⃣ Hidrate-se: os líquidos como água, chás e sucos naturais auxiliam na eliminação de toxinas além de hidratar o seu organismo.

3⃣ Movimente-se: por mais que o seu cotidiano seja corrido, procure fazer pequenos trajetos a pé, subir escadas ou até mesmo fazer uma trilha ou pedalada com a família. Além de promover um momento diferente, pode ajudar no bem-estar de quem você ama.

4⃣ Durma bem e o suficiente: pois cada organismo demanda uma quantidade de sono diferente. É primordial que o momento do sono seja um momento tranquilo, com ambiente mais escuro e silencioso, para que as células possam se renovar e seu cérebro relaxar.

Pequenos hábitos podem ser adquiridos com o tempo, estimule a sua família a cuidar uns dos outros. ❤

Como está a sua imunidade hoje?

Você sabia? 🤔

O sistema imunológico é imprescindível para a prevenção de microorganismos e agentes invasores causadores de doenças. Quando nossa imunidade está baixa, ou não funciona de maneira adequada, podemos apresentar alguns sintomas como cansaço frequente, queda de cabelo, adoecimento frequente, erupções cutâneas, entre outros.

Para ter mais certeza no diagnóstico de como sua imunidade está, existem alguns exames que podem auxiliar o profissional da saúde a identificar se determinados componentes estão na quantidade ideal. 🔍🔬

Alguns exemplos são hemogramas completos, exames de sorologia, de dosagem de imunoglobulinas ou contagem de subpopulação de linfócitos. Eles vão indicar sinais sugestivos de baixa imunidade para auxiliar um diagnóstico preciso.

Fique atento aos sinais que seu corpo dá e sempre que necessário consulte seu médico, e agende seus exames em uma de nossas unidades de atendimento Fleming.