Nem todos. Alguns exames como glicemia e triglicerídeos exigem que você permaneça sem comer durante algum tempo, já no hemograma simples, não existe essa necessidade. Seguindo a boa prática laboratorial, recomenda-se o mínimo de quatro horas de jejum para um adulto, por isso é sempre importante consultar as condições ideais para a realização de cada exame.

Normalmente as coletas são realizadas pela manhã, entretanto não existe contra-indicação formal de coleta no período da tarde, salvo aqueles parâmetros que sofrem modificações significativas no decorrer do dia (exemplo: cortisol, TSH, ACTH, ferro, etc.). Assim, obedecendo-se ao tempo estipulado de jejum, alguns exames podem ser colhidos à tarde também, desde que informado no laudo, o horário de coleta.

Não, a ingestão de pequenas quantidades de água durante o jejum, não prejudica a realização de exames de sangue. Entretanto, se ingerida em excesso, pode interferir nos exames de urina.

Não. Diferentemente da água, a ingestão de café pode causar interferência nos resultados de determinados exames.

Não. O fumo pode elevar a concentração de substâncias como adrenalina, aldosterona, cortisol, antígeno carcinoembrionário, hemoglobinas, leucócitos, hemácias e volume corpuscular médio. E ainda, o tabagismo causa redução na concentração de HDL-colesterol. Por isso, o ideal é não fumar no dia da coleta.

Não. Também não precisa ser a primeira evacuação do dia. O importante é que não se tenha ingerido laxante e as fezes não estejam contaminadas com urina. Lembre de coletar diretamente em frascos próprios para este fim.

Mesmo o consumo esporádico de etanol, álcool encontrado nas bebidas, pode causar alterações significativas em, por exemplo, glicose, ácido láctico e triglicerídeos. Por isso, o ideal é ficar três dias antes da coleta, sem ingerir qualquer tipo de bebida alcoólica.

Claro. Não existe qualquer contraindicação para realização de exames nessas condições.

Vários medicamentos podem interferir em exames laboratoriais, e, por esse motivo, o uso de medicamentos deve ser informado às recepcionistas do laboratório. A suspensão de qualquer medicamento, antes da coleta de exames, só pode ser feita por seu médico.

Isso pode ocorrer por diversos motivos, dentre eles veias finas, delicadas ou com muita pressão. Também acontece se o paciente está usando algum medicamento que altera a coagulação do sangue. O hematoma pode aparecer também no caso de esforço físico, como levantar pesos ou dobrar o braço após a retirada da agulha. Compressas frias podem ser utilizadas por 24 horas para auxiliar a reduzir a dor local e a progressão do hematoma.

Sim. Alguns tumores de testículo produzem este hormônio, que pode ser usado como marcador para acompanhamento do tratamento e prognóstico da doença.

Algumas características da urina modificam-se ao longo do dia, em razão do jejum, do tipo de dieta, da atividade física e do uso de medicamentos, por isso, geralmente recomenda-se a primeira urina da manhã.

O primeiro jato de urina traz células e secreções que podem estar presentes na uretra, principalmente se existir um processo inflamatório e/ou infeccioso chamado uretrite. Quando se está preocupado com uma possível infecção urinária, é importante que o material examinado não seja “contaminado” com o que estiver na uretra.

O ideal é fazer o exame fora do período menstrual, contudo, nos casos de urgência a coleta pode ser realizada, tomando o cuidado com a higiene para evitar que o sangue se misture à urina.

Não, apenas alguém portando o protocolo de retirada e documento pessoal pode retirar os resultados. Você poderá também acessar os resultados através de nosso site, para maior comodidade.